sexta-feira, 27 de junho de 2014

Fantasmas do Passado



   De repente voce mal conhece uma pessoa e ja nao gosta dela porque tem o mesmo nome de alguem que te fez muito mal no passado... Ou evita passar por um certo lugar porque ali aconteceu algo horrivel... Ou sente calafrios quando ve uma figura que te traumatizou quando ciança...
   Existe um ditado que diz que "traumas de infancia sao os que permanecem por toda a vida" e eu concordo. Na vida muitas vezes acontecem coisas que nos marcam profundamente.
É compreensivel de inicio sentir medo e aquela sensacao de que pode acontecer tudo de novo. O problema é quando essa sensacao nao passa. E aí muitos anos depois nos deparamos com algo que nos causou muita aflicao no passado e toda aquela dor volta como uma assombracao, como se regredissemos no tempo e vivessemos tudo aquilo novamente. Sem perceber acaba deixando que isso tome conta da sua mente, suas decisoes, e sua forma de encarar a vida...

   Uma vez eu ouvi uma historia sobre um galo, que toda vez que ouvia uma certa musica começava a dancar sem parar, ate que um dia descobriu-se que quando era novo costumavam coloca-lo encima de brasa quente, ao som daquela musica, para faze-lo "dançar"; assim mesmo depois de anos toda vez que o galo ouvia aquela musica ele começava a esperniar, como se ainda sentisse a brasa quente em seus pés. 
   Ainda tem muitos traumas passados que to tentando superar, porque nao é nada facil, mas acredito que algumas dicas sao fundamentais pra isso:

  • Nao se concentrar na dor, isso só fará ela parecer maior.
  • Encarar os fatos. As vezes o trauma persiste por ficarmos negando o que aconteceu, as vezes o melhor é aceitar.
  • Por fim em assuntos pendentes ou não resolvidos, por mais dificil que seja, é melhor e traz muito alivio.
  • Desabafar com alguem ajuda muito.
  • Perdoar e/ ou pedir perdão.
  • Não misturar as coisas do passado com as do presente.
  • Procurar enfrentar, ou esquecer o que aconteceu. Eu sei, é praticamente impossivel, mas indo aos poucos é possivel que com tempo aprendamos a lidar com isso.


   É claro, sempre havera momentos em que os fantasmas do passado virão pra nos assombrar; mas acho que o segredo é não deixar que isso interfira em nosso presente, afinal "o que passou, passou..."

terça-feira, 17 de junho de 2014

Entendendo a Sindrome de Asperger

Oi meninos/meninas,
   voce se sente diferente das outras pessoas, mas não sabe porque? Sente como se o mundo la fora fosse algo imcompreensivel? Tem dificuldade em interagir, muitas vezes em entender as pessoas? Prefere ficar em casa fazendo o que já ta acostumado, do que sair e enfrentar esse “mundo” chamado “sociedade”? Parabens, voce tem Sindrome de Asperger.


   Há pouco tempo fui diagnosticada com essa síndrome, e confesso que ainda to tentando entende-la bem, (então não me julguem se tiver alguma informação vaga ou imprecisa) e apesar de estar aprendendo a conviver com ela, na verdade eu sempre convivi com ela, sem saber. Desde pequena percebi que era diferente das outras crianças, e por elas era taxada de louca, demente, retardada (embora fosse umas das melhores alunas na escola) ou apenas esquisita. Os adultos perguntavam a minha mãe se “eu tinha algum problema”, por causa do meu comportamento, porem ela simplesmente dizia que eu era “uma pessoa normal”, embora não fosse.
   Pois é, pessoas com Asperger de longe parecem pessoas normais, de perto não. Esse transtorno não compromete o desenvolvimento, físico ou mental, porem compromete o comportamento e a interação social da pessoa e esse é o problema.


Caracteristicas
Pessoas com Asperger podem
se tornar verdadeiros gênios
em suas áreas de interesse

   A Sindrome de Asperger é um transtorno do espectro autista, e muitas vezes é confundida com o Autismo. As características podem variar muito de pessoa pra pessoa, mas algumas das características mais comuns são:

·         Dificuldade na integração social
·         Dificuldade em criar e manter relacionamentos
·         Interesses limitados
·         Desinteresse nos assuntos alheios
·         Obsessão em um único assunto
·         Dificuldade em interpretar sarcasmo, ironia, metáfora, figuras de linguagem e linguagem corporal
·         Falta ou dificuldade em expressar emoções
·         Olhar perdido
·         Gestos peculiares
·         Infantilidade
·         Fala e comportamento repetitivos

   Muitas dessas características são percebidas logo na infância, quando a criança começa a passar muito tempo com algum objeto ou brinquedo, não procura outras crianças, não responde quando chamam, faz birra, não aceita quando as coisas não são do seu jeito, ri ou chora de maneira inconveniente, não te olha diretamente, não expressa o que sente... Se alguma criança apresentar alguns desses aspectos, pode ser que ela tenha Asperger ou algum transtorno autista, por isso é bom procurar ajuda médica especializada o quanto antes.


TRATAMENTO E AJUDA

   Aspie (como a gente chama o “Asperger”), não é uma doença que alguem pega, depois toma remédio e se cura; é uma condição na qual a pessoa já nasce assim, e dificilmente será tratada através de medicamentos (salvo casos onde a pessoa tem outros problemas adjuntos, como ansiedade, agressividade ou depressão). O tratamento é feito a base de terapias e consultas clinicas com psicólogos e psiquiatras especialistas no transtorno.

   Existe hoje muitos programas, ONGs, e grupos de apoio a crianças autistas e aspies; sendo a AMA, acredito eu, a mais conhecida. O tratamento logo na infância é fundamental e ajudara a evitar problemas futuros, como depressão, bullying, isolamento, transtornos de humor, traumas e fobias, alem de dificuldades em todos os aspectos (social, profissional e pessoal) na vida adulta. 

  O mais importante é o apoio e compreensão da família e amigos. É bom entender que os Aspies são pessoas como qualquer outra, que tem sentimentos e querem se socializar, só que não conseguem. Aprender a conviver não é fácil pra ninguém, mas pra quem tem a síndrome isso se torna uma dificuldade alem do normal, bem como todos os aspectos da vida social. É preciso compreender e respeitar essas limitações, ter paciência a ajuda-los a entender o “mundo afora”.

   Eu sou um ótimo exemplo de alguém que cresceu sem saber que tinha síndrome de Asperger. Hoje, sou uma pessoa solitária, fechada, medrosa, que não tem amigos, que não para em emprego algum, que não fala com a família, com dificuldade até pra sair de casa. Busco tratamento com os recursos que tenho, e procuro aprender tanto a aceitar essa condição como a lidar com ela, bem como as dificuldades, traumas e problemas emocionais decorrentes de não ter tido nem tratamento, nem apoio, nem orientação quando criança.
  Por isso, peço a compreensão de todos, se virem uma criança diferente, meio sem jeito, “esquisitinha”, que não se comunica direito e tal; não a rejeite, a acolha; não a critique, a oriente; não a ignore, de carinho; não a odeie, a ame... Com a ajuda certa ela poderá no futuro ter uma vida “normal”, do seu próprio jeito.



   Materia do Fantastico sobre a Sindrome de Asperger



   Comercial da Turma da Mônica sobre Autismo



Moby – Perfect Life (Tema de Linda e Raphael – Amor a Vida)



Owl City – Fireflies




 
 Espero que tenham gostado. Um bjaum p vcs. 

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Enfim um pouco sobre mim...

   Oi meninos/meninas, pois é, eu deveria ter feito isso desde o começo, mas enfim: "Sejam bem-vindos ao meu blog !"
   Esse é um blog mais pessoal, onde pretendo compartilhar um pouco do meu mundo; minhas ideias, pensamentos, trabalhos e meu dia-a-dia. O que geralmente é um desafio pra mim. E quem sou eu? Alguem nem melhor nem pior do que ninguem, simplesmente diferente (a mais diferente que conheço XP), que vem tentando ao longo dos anos, geralmente sem sucesso, superar os traumas, medos e barreiras contruidas no passado, e aprendendo a me aceitar do jeito que sou, o que tambem espero de voces, ja que o que todos temos de igual é que todos somos diferentes... 
   Gosto de muitas coisas, e bem variadas, por isso minha vida é uma confusão, mas como disse, to aprendendo a lidar com isso. Porem as coisas que mais gosto estão voltadas para arte (de varios tipos) e entretenimento, portanto é o que mais apresentarei.
   Por enquanto é isso, como disse sejam bem-vindos ao meu mundo !!